domingo, 18 de setembro de 2011

Retroview - SMW2 - Yoshi's island






Hey everybody! Leonardo_xD aqui! Estou aqui para dar continuação ao Retroview, que vai tratar de rever jogos antigos, clássicos ou desconhecidos, para nos lembrar da boa era dos videogames...




Entrando na onda do grandioso sucesso de Super Mario World, Yoshi's Island foi batizado como "Super Mario World 2", mesmo não tendo nada em comum com seu "antecessor". Mas deixando isso de lado, Yoshi's Island foi, de fato, um dos melhores jogos do SNES, e agora veremos o porquê.


Esse jogo serviu como um prólogo para toda a série Mario, pois conta como ele nasceu. Ao contrário do que dizia as séries (e filme), Mario na verdade nasceu no Reino dos Cogumelos. Tudo começa com os irmãos Mario sendo entregados pela cegonha para Sr. e Sra. Mario, quando o terrivel Magikoopa, Kamek, o "tutor" de Bowser (que ainda é um bebê), manda seus comparsas roubar os bebês Mario, prevendo que eles trariam problemas para seu futuro rei (melhor que Mãe Diná, acertou na mosca).
Mas os comparsas falham e conseguem capturar apenas Baby Luigi, enquanto Baby Mario cai para mar aberto. Eis que, como por milagre, Mario cai na ilha dos Yoshis, onde eles decidem salvar Baby Luigi e a cegonha.


Dessa vez, não Mario, mas Yoshi é o personagem principal. Sua missão é passar por 8 fases, divididos em 6 mundos. Cada mundo tem um forte e um castelo, ambos guardados por um chefe, que normalmente é um simples inimigo que tem seu tamanho aumentado por Kamek.

Você, como Yoshi, pode pular e manter o botão pressionado para estender seu tempo no ar, dando uma espécie de pulo no ar. Para matar seus inimigos, você pode pular neles, comê-los e cuspi-los em outros inimigos, ou engoli-los a fim de criar um ovo que irá segui-lo, então você poderá usar esse ovo como arma, atirando-o em outros inimigos. Estranho? Mas... o quê no mundo Mario não é?
Se você for tocado por um inimigo, seu bebê vai ser ejetado das suas costas, flutuando à deriva dentro de uma bolha, esperando você o resgatar. Mas você tem um tempo limite para salvá-lo, senão os comparsas de Kamek irão roubar o bebê e você perderá uma vida. Esse tempo, ao começar uma fase, é de 10 segundos, mas pode ser aumentado para até 30. Para isso, basta coletar pequenas estrelas saltitantes, ou passar por checkpoints.


A cada fase, você pode procurar fazer uma pontuação, que vai de 0 à 100. Para fazer esses pontos, você precisa de:

20 Red Coins - Cada uma dá um ponto.
30 de tempo para pegar o bebê no ar - Cada um seg vale um ponto.
5 Flores - Cada uma vale 10 pontos.

Se você conseguir 100 pontos em todas as fases de um mundo, você desbloqueará uma fase bônus, normalmente bem difícil, e um mini-game para ganhar itens.

A trilha sonora desse jogo é memorável, músicas que você vai acabar assobiando em todo lugar, músicas de chefes incríveis e o melhor tema para Final Boss que eu já ouvi. Ai vão alguns exemplos...

Underground:

Boss:

Final Boss:


Os gráficos desse jogo foram únicos no SNES, à frente de seu tempo, usando a tecnologia do microchip Super FX 2 para criar a escala, arredondamento e outros efeitos. Ele teve gráficos com estilo desenhado a mão, o que não agradou a todos na época de lançamento... Para mim, ficou ótimo esse estilo, dá um charme extra ao jogo.

Esse é, com certeza, um clássico da história gamer. Para mim, ele tem um valor extra, sentimental, por todos os finais de semana que aluguei essa fita e jogava como se não houvesse amanhã... Pena que essa geração nunca entenderá a sensação que é alugar uma fita...

Então é isso galera, até a próxima!
Saiba mais sobre Morello

Olá, amigos! Meu nome é Caio Pinheiro, mas sou chamado na internet simplesmente de Morello, apelido adotado para jogar em redes como a Steam e a Battle.net. Moro em Salvador e faço curso de Computação Gráfica na SAGA.Fui introduzido no mundo dos games nos meus primeiros anos de vida, aproveitando o SNES de minha irmã. Passando por diversos consoles, já fiz cosplay do Miles Edgeworth e hoje possuo na minha coleção: PS3, 3DS, PC, Game Boy Advance SP, Game Boy Color, SNES e um antigo Master System. Sinta-se livre pra pedir-me ID da PSN, da Steam, da Battle.net ou meu Friend Code..

Nenhum comentário:

Postar um comentário