domingo, 25 de setembro de 2011

[Game Review] Super Street Fighter IV: 3D Edition


Isso é algo que todo mundo já sabe, mas quero deixar bem claro neste início de post: a Capcom é, sem qualquer sombra de dúvida, uma das empresas mais mercenárias da história dos videogames. Uma das típicas sacanagens que ela gosta de fazer (e que foi bastante usada nessa geração, diga-se de passagem) é relançar um mesmo jogo com algumas modificações e falar que é 'novo'.

O maior exemplo disso é Street Fighter IV, que teve até agora várias versões: Street Fighter IV, Super Street Fighter IV, Super Street Fighter IV: Arcade Edition e Super Street Fighter IV: 3D Edition. Cada uma delas traz algumas modificações em relação aos anteriores, mas nada que justificasse um jogo novo. O mesmo vai acontecer com Ultimate Marvel vs Capcom 3, que manterá praticamente a mesma jogabilidade do Marvel vs Capcom 3 original, mas com alguns personagens a mais.


Mas apesar de bandida, é impossível negar a qualidade de qualquer um dos jogos acima.


Quando foi anunciado que Super Street Fighter IV ganharia um port para o 3DS, houve muita especulação de como ficaria o produto final. Quero dizer, seria este semelhante às versões de consoles de mesa? Quais recursos seriam retirados? E os gráficos, como ficariam?

A realidade é: a parte mais impressionante de SSFIV 3D Edition é a sua fidelidade ao jogo original. Tudo que existia nas versões originais do console foi mantido e outros recursos adicionais que fazem uso das capacidades do portátil foram feitos.

O nome de peso

Super Street Fighter IV: 3D Edition já estava disponível no início de vida do 3DS, sendo um dos títulos de lançamento. Como o 3DS sofreu (e ainda sofre) com a escassez de games em seus primeiros meses, o fato de o console ter um Street Fighter de console pra ele foi a razão para muitos comprarem o videogame. Prova disso é que este jogo  foi o primeiro do portátil a vender 1 milhão de cópias no mundo todo. Em nenhum outro jogo de 3DS é tão fácil achar pessoas online pra jogar. Este se tornou o famoso game "da galera" do 3DS, que quase todo mundo tem.


Jogabilidade tradicional
Sem procurar muita frescura, o game traz uma jogabilidade bem típica para os jogos de luta da atualidade: personagens em 3D colocados em um plano 2D. Tirando a parte de que os movimentos são muito semelhantes às versões pra PS3/360/PC, o jogo traz algumas inovações interessantes para jogadores casuais que não estão tão familiares com games de luta. Existe um painel na touchscreen do 3DS onde é possível utilizar golpes do personagem apenas com um rápido toque. Isso elimina aquele processo de aprender como usar cada poder de certo personagem quando o jogador quer apenas falar "dá hadouken, Ryu!".

Há um inovador modo de visão em ângulos diferentes da luta, feito para fazer um bom uso do efeito 3D. Enquanto o modo padrão vai agradar aqueles que querem apenas descer o pau em geral e jogar durante períodos maiores de tempo, o modo 3D é muito bom pra dar uma sensação de movimentação dentro da tela, tornando-o mais interessante para mostrar para os amigos e coisas do tipo.

Tá todo mundo lá

Como já foi dito aqui, o jogo está muito próximo de suas versões para consoles de mesa (claro, respeitando as limitações gráficas de um portátil). Um bom jeito de mostrar isso é apresentar a tela de seleção de personagens do jogo, que conta com todos os que estão incluídos nas versões lançadas antes da Arcade Edition.

Multiplayer

Todos ficaram muito felizes quando viram que os modos multiplayer de Super Street Fighter IV: 3D Edition funcionavam muito bem. O jogo traz a possibilidade de jogar tanto offline (com os amigos que possuam um 3DS) quanto online, podendo escolher entre partidas válidas para rank ou não. Embora algumas vezes possamos sentir a presença do tão odiado lag, na maioria da vezes a jogabilidade é bastante fluente e não enfrentamos este tipo de problema com frequência.


Outra novidade foi uma espécie de batalha entre estátuas, presente apenas na versão portátil do jogo. Ao passar perto de outro 3DS com o StreetPass ligado, o jogo simula uma batalha entre as duas pessoas baseadas nessas estátuas. Infelizmente, este tipo de jogabilidade é praticamente inexistente no Brasil, dada a dificuldade em achar pessoas que tenham um 3DS quando este ainda possui preços consideravelmente altos.

Considerações finais
Se você estava com medo de comprar Super Street Fighter IV: 3D Edition porque poderia ser apenas uma versão mal feita para portáteis, esqueça. O jogo bate de frente com as versões de PS3 e Xbox 360, ficando realmente perceptível quando feitas comparações em tempo real. Tanto graficamente quanto em trilha sonora o jogo é digno de ter o nome Street Fighter agregado. Tenham isso em mente: este é, provavelmente, o primeiro jogo de 3DS que será considerado um clássico daqui a alguns anos.

Nota do autor: o vídeo de abertura deste jogo é praticamente impecável, falhando apenas em não ser possível assisti-lo em 3D.
Saiba mais sobre Morello

Olá, amigos! Meu nome é Caio Pinheiro, mas sou chamado na internet simplesmente de Morello, apelido adotado para jogar em redes como a Steam e a Battle.net. Moro em Salvador e faço curso de Computação Gráfica na SAGA.Fui introduzido no mundo dos games nos meus primeiros anos de vida, aproveitando o SNES de minha irmã. Passando por diversos consoles, já fiz cosplay do Miles Edgeworth e hoje possuo na minha coleção: PS3, 3DS, PC, Game Boy Advance SP, Game Boy Color, SNES e um antigo Master System. Sinta-se livre pra pedir-me ID da PSN, da Steam, da Battle.net ou meu Friend Code..

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