quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sobre comprar na Play-Asia


A Play-Asia é uma loja virtual chinesa que tem, como principais atrativos, seus preços e o fato de exportar para todo o mundo. O fato de os jogos de lá não terem os impostos que fazem os games custar R$200 por aqui tornou a empresa muito popular em fóruns da Internet.

Desde que (ainda bem!) passei a consumir apenas jogos originais, tenho procurado os menores preços possíveis para economizar e, no futuro, comprar mais jogos. Quando fiquei sabendo da Play-Asia, acessei o site e me espantei com os preços. O que mais me surpreendeu foi ver GTA IV custando U$10 para PC (algo em torno de R$15!) e $25 para consoles. É realmente um paraíso consumista para os jogadores.

Assim como qualquer primeira experiência com lojas virtuais, surgiram as dúvidas e desconfianças. Será que realmente enviavam os jogos? Eles chegavam em bom estado? Funcionavam? Corria muito risco de ser taxado? A seguir, apresentarei como foi a experiência de comprar lá.

O meu maior problema durante a compra foi o fato de a Play-Asia aceitar apenas cartão de crédito internacional ou PayPal (uma espécie de banco virtual extremamente popular entre as lojas da internet). Por sua vez, eu também precisaria de um cartão de crédito internacional para poder passar dinheiro pro PayPal.

A solução que encontrei foi comprar dólares de cambistas através do Mercado Livre. Essas pessoas usam o cartão de crédito para vender outras moedas cobrando uma taxa em cima. Eu quis começar com algo simples: escolhi o jogo Elite Beat Agents, para Nintendo DS. Com o frete, o total sairia por U$21,80 (que, na época, sairia por R$37). Como eu comprei de cambistas eu tive que pagar um valor bem maior, além da taxa de R$3,00 do Mercado Pago. No total, o vendedor me cobrou cerca de 54 reais para tranferir 25 dólares para minha conta no PayPal. Antes que perguntem, sim, eu comprei um pouco mais do que o necessário para me prevenir de uma eventual mudança de preços.

Através do PayPal, consegui pagar o jogo e enviaram no dia seguinte. Detalhe: após ler inúmeras recomendações na internet, fiz questão de escolher o frete mais barato para diminuir as chances de ser taxado. Isso é algo que todos que pretendem comprar algo de fora devem saber: praticamente qualquer coisa que não sejam livros ou revistas correm o risco de pagarem até 60% do valor total do produto em forma de impostos. Esses casos normalmente ocorrem com embalagens que são muito chamativas e/ou em compras acima de 50 dólares. Felizmente, não foi o meu caso.

A Play-Asia, mesmo nos seus fretes mais baratos, fornece sempre um código de rastreio que você pode usar para saber onde o produto está. Por exemplo, eu usei o código de rastreio da encomenda do Elite Beat Agents para saber quando ele saiu de Hong Kong e quando ele chegou no Brasil. Após aparecer no site dos correios nacionais, a compra leva cerca de uma semana para chegar em sua casa. Em caso de taxação, isso aparecerá nos sites dos correios e você terá que ir na agência em que o jogo se encontra para pagar a taxa e retirá-lo na hora.

No meu caso, a encomenda levou aproximadamente 25 dias para chegar. Nada fora do padrão que vejo nos fóruns, onde o prazo sempre varia entre 15 e 30 dias. O jogo veio bem embalado, lacrado, novo. Tudo nos conformes, e eu com uma felicidade imensa... tudo de boas. \o/

No início deste ano, eu realizei outra compra na Play-Asia, mas dessa vez com um cartão de crédito de uma tia através do PayPal. Infelizmente ela não quis liberar geral e mandou desvincular o cartão da minha conta. Hoje pra mim, só através de cambista mesmo. Entretanto, a minha segunda encomenda (The World Ends With You + TWEWY Soundtrack) chegou perfeitíssima, assim como a primeira.
Então, fica aqui a recomendação. Se você curte produtos originais, a Play-Asia é uma mão na luva para adquirir jogos (e outras bugigangas) com preços muito bons. Outra dica legal é que, semanalmente, a Play-Asia coloca um jogo para determinada plataforma em promoção, o qual você pode conferir logo na página inicial. A promoção dura até o fim da semana... ou até o fim do estoque. Você também ganha um cupom de desconto de U$5 para a próxima compra.

A seguir, fotos dos meus jogos comprados lá:




É isso aí, excelentes compras e loja recomendada. Abraços!
Saiba mais sobre Morello

Olá, amigos! Meu nome é Caio Pinheiro, mas sou chamado na internet simplesmente de Morello, apelido adotado para jogar em redes como a Steam e a Battle.net. Moro em Salvador e faço curso de Computação Gráfica na SAGA.Fui introduzido no mundo dos games nos meus primeiros anos de vida, aproveitando o SNES de minha irmã. Passando por diversos consoles, já fiz cosplay do Miles Edgeworth e hoje possuo na minha coleção: PS3, 3DS, PC, Game Boy Advance SP, Game Boy Color, SNES e um antigo Master System. Sinta-se livre pra pedir-me ID da PSN, da Steam, da Battle.net ou meu Friend Code..

Nenhum comentário:

Postar um comentário