Mesmo com o lançamento do Nintendo 3DS, muitas pessoas continuam satisfeitas com o DS devido a sua quantidade incrível de títulos de qualidade. Você pode comprar um portátil barato com uma biblioteca de jogos impressionante. Um dos games no topo dessa biblioteca é The World Ends With You, da Square Enix.
Vou ser direto: estamos falando de um dos melhores títulos do Nintendo DS. Este RPG não traz o já clichê tempo medieval com orcs, elfos, dragões e tudo mais. Ao invés disso, o game se passa em Shibuya (Tokio, Japão), nos tempos recentes. O estilo gráfico do jogo é muito moderno, jovem e principalmente, inovador.
A história te coloca na pele de Neku Sakuraba, um jovem de 15 anos que acorda deitado nas ruas de Shibuya sem se lembrar de nada além de seu nome. A única coisa que ele recebe é a mensagem: "Clear the mission... or face erasure". Neku tem um comportamento anti-social e não gosta de se relacionar com outras pessoas. Por isso, ele sempre anda com seus fones de ouvido para não ouvir os outros. Entretanto, ele precisará confiar nos outros se quiser sair vivo do Jogo dos Reapers.
Logo no início do jogo encontramos Shiki, uma garota que tem um comportamento totalmente inverso ao de Neku: ela é super social e procura fazer amigos, sempre apoiando a cooperação. Além disso, esconde um segredo que não pode ser revelado.
O jogo começa com Neku e Shiki fazendo um pacto e se tornando uma dupla que jogará o jogo dos Reapers. Os Reapers são as pessoas que organizam The Reaper's Game, um jogo de vida ou morte que dura 7 dias. Até lá, diversas duplas de Players terão que cumprir uma determinada missão por dia... e sobreviver.
Nas batalhas contra Noises (monstros que frequentam a cidade que só podem ser vistos por Players e Reapers), o game utiliza um inovador sistema de combate. Controlamos dois personagens simultaneamente, mas um em cada tela e com mecânicas diferentes. Em Neku, utilizamos Pins que criam poderes para ele, manuseando-os através da Touch Screen. Na tela de cima, o parceiro é controlado pelas setas direcionais (ou, se você for canhoto, pelos ABYX).
As personagens são invisíveis ao público, mas as mesmas se tornam visíveis ao entrarem em algumas lojas específicas. Nelas, você pode comprar roupas que aprimoram atributos ou mesmo comida, que após ser digerida irá lhe beneficiar com boosts e melhoras na taxa de sincronização entre você e seu parceiro.
Na série clássica dos RPGs Final Fantasy, a Square Enix costuma mostrar sua habilidade com o desenvolvimento das personagens e suas personalidades. Aqui, nós vemos um excelente trabalho com o modo de pensar e de agir, tudo de maneira realista. Os pensamentos e o amadurecimento que acontece durante o jogo consegue representar perfeitamente o modelo de um adolescente.
O gráfico do jogo é uma mistura de sprites em 2D localizadas em um ambiente 3D. As artes das personagens, como todo o resto apresenta um estilo bem moderno. O traço lembra vagamente mangás mais novos. Embora não seja um dos maiores pontos positivos, ele não fica pra trás dos outros jogos de RPG do DS. Inclusive, ganha alguns extras pela sua originalidade.
O jogo também se destaca pela sua trilha sonora, completa com músicas totalmente vocalizadas ao invés do sempre usado instrumental. Uma mistura de Rap com Hip Hop e música eletrônica é mostrada aqui, de maneira bastante jovial. Sem dúvida, é um dos pontos de maior destaque do game. Destaque suficiente pra ele receber dois discos de SoundTrack: uma para a edição japonesa e outra para a americana. Inclusive, eu sou um possuídor de um desses discos, planejando comprar o outro assim que possível! :D
É isso. Se você está procurando algum RPG pra jogar, eis aqui um dos melhores que você irá encontrar. Mesmo que você não seja um fã de RPGs (meu caso), este ainda impressiona como um dos games mais originais do DS. Prepare-se para gastar uma quantia razoável de horas de jogo nessa pérola dos portáteis.