domingo, 13 de fevereiro de 2011

[Game Review] Sonic & Sega All-Stars Racing

Nome: Sonic & Sega All-Stars Racing
Desenvolvedora: Sumo Digital
Publicadora: Sega
Plataformas: PS3/360/Wii/DS/PC/Mobile
Gênero: Corrida
Data de lançamento: 23/02/2010


Sonic & Sega All-Stars Racing é um jogo de corrida multiplataforma estrelado pelos personagens de Sonic the Hedgehog e da Sega em geral. É o quinto jogo de corrida da história a ter Sonic como personagem principal.
Todos os jogos de corrida de Sonic foram mal recebidos pela crítica. Os fãs alegavam que não tinha nenhum sentido em ver o ouriço usando o carro, pois ele próprio era obviamente mais rápido. Mas parece que Sonic & Sega All-Stars Racing veio pra resolver isso.
Posso dizer que este jogo é um tanto especial pra mim. Afinal, junto com ele, eu comprei no mesmo dia StarCraft II, que hoje se tornou um motivo para viver belo vício meu.


O título trouxe uma grande variedade de personagens disponíveis, variando de 'normais' (que já estão desbloqueados no início do jogo), 'secretos' (que podem ser comprados no Shop, que será abordado a diante) e até mesmo exclusivos, que só existem para determinadas plataformas. São eles: Sonic the Hedgehog, Amy Rose, Miles "Tails" Prower, Shadow the Hedgehog, Big the Cat, Knuckles the Echidna, Dr. Eggman, Billy Hatcher, Aiai, Amigo, Beat, BD Joe, Ryo Hazuki, Zobio & Zobiko, Jacky Bryant, Ulala, Alex Kidd, Banjo and Kazooie (exclusivo do Xbox 360), Avatares (exclusivos do Xbox 360), Miis (exclusivos do Wii), Bonanza Brothers e Opa-Opa.

Uma característica marcante é a jogabilidade muito rápida. Parecido com Mario Kart e Crash Team Racing, o jogo consiste em ganhar corridas para vencer campeonatos. As disputas são feitas em cenários clássicos dos jogos da Sega, sendo a maioria do Sonic. Existem diversos itens que podem ser coletados pela fase para ajudar. Entretanto, nenhum deles se provou ser muito original, sendo a maioria meio parecida com itens de outros jogos de corrida.
Cada personagem conta com uma habilidade exclusiva, chamada de Habilidade All-Star. Ela pode ser conseguida com um pouco de sorte com itens, e podem mudar completamente a situação da partida. O Sonic, por exemplo, pode se transformar em Super Sonic e passar voando pela fase.

Certamente, achei bem legal o Shop System. A cada campeonato, dependendo da colocação, o jogador pode receber Sega Miles pra gastar na loja do jogo. Ali, podem ser comprados personagens secretos, fases para o modo Single Race e músicas extras.

Cada personagem possui um veículo único, que pode ser um carro ou uma moto. Emboras eles variem entre si, não existe desequilíbrio, podendo escolher o personagem favorito sem problemas. A jogabilidade bem rápida - sem dúvida, uma das características mais marcantes do jogo - faz o jogador ter que pensar rápido em algumas situações. O game possui um gráfico bom, e não existem muitas falhas. Todos os carros são bem modelados e únicos, assim como os personagens e suas expressões faciais.

O jogo possui um interessante sistema de licenças. Ao jogar pela primeira vez, o jogador deve criar uma licença, onde escolherá seu nick, país e personagem representante (que ficará na foto da licença). A partir dali, o jogador pode cumprir objetivos in-game para melhorá-la. Coisas como vencer todos os campeonatos em 1º lugar, fazer X número de turbos numa corrida ou obter um total de 1.000.000 pontos são alguns exemplos. Conforme você for realizando essas missões, sua licença vai melhorando e mudando de cor.

Falando nas licenças, vale a pena falar que, na versão de PC, não há a possibilidade de digitar o seu nome. Ou seja, mesmo com um teclado, você tem que escolher letra por letra para formar palavras. Algo lamentável, assim como o fato de os controles não serem modificáveis (pode-se jogar com dois ou mais jogadores em Split Screen apenas se utilizar o controle de Xbox 360 no PC) e não haver modo online. Aparentemente, foi o resultado de um port apressado das versões de console. Mesmo assim, deixar a versão PC sem modo online foi um grande vacilo, hein Sega?

A trilha sonora do jogo é composta diversas músicas dos clássicos da Sega. As fases - sendo que a maioria delas são baseadas no universo de Sonic - possuem muitas curvas. Cada campeonato disponível nos níveis de dificuldade - Beginner (novato), Advanced (avançado) e Expert - possui quatro corridas. O jogo vem apenas com o Chao Cup aberto, sendo necessário finalizá-lo para abrir os outros, um a um.


Trilha sonora:
Qualquer um que tenha jogado games da Sega vai reconhecer as músicas. Além das que já vem desbloqueadas, é possível comprar mais pela loja do jogo, aumentando ainda mais a variedade.
Nota: 8,5

Gameplay:
Temos aqui uma jogabilidade que lembra bastante Mario Kart. Enquanto no MK a partida tem grande influência dos itens, aqui a habilidade do jogador conta mais e os itens não se mostram tão úteis (exceto as habilidades All-Star, claro). Apesar de ser claramente baseado no jogo da Nintendo, o gameplay muito rápido misturado com lojas e licença não deixa a desejar. Mas como a versão utilizada neste review é a de PC, passamos pelos problemas citados aqui.
Nota: 7,5

Diversão:
Apesar de todos os seus problemas, a Sumo Digital conseguiu trazer o elemento que mais importa em um jogo: diversão. Como é focado na velocidade, é um game excelente para se jogar com até quatro pessoas e passar por momentos WTF enquanto joga. O modo Single Player diverte até terminá-lo. Se você gosta de jogar sozinho e quiser deixar sua licença no nível máximo, não faltarão opções do que fazer. Seria excelente se tivessem caprichado mais na versão pra computador e desenvolvessem um modo online, coisa que não aconteceu. Fora isso, sem problemas aqui.
Nota: 8,5

Gráficos:
Os gráficos estão num meio termo. Não estão ruins, mas o jogo peca ao apresentar algumas texturas de baixa qualidade. Não é o tipo de coisa que importa muito quando se está correndo a 8000km/h, mas dava pra fazer melhor. Os personagens estão bem caracterizados, assim como seus veículos. As fases são bem detalhadas e coloridas.
Nota: 8,0

Nota final: 8,0
(Só pra deixar claro, a nota final NÃO é uma média das outras notas)


---

O que eu posso dizer? Apesar de muitos considerarem um jogo copiado, ainda sim é bastante divertido. Deixe seu nintendismo de lado por alguns minutos e venha se divertir com esse game. :D

Requisitos mínimos:
Processador: Intel Pentium 4/Athlon 64 3000+
Velocidade do processador: 3.2 GHz
Memória RAM: 1 GB
Memória de vídeo: 256 MB
Chipset de vídeo: NVIDIA 7600 / ATI X1300
Direct3D: Sim
Versão do DirectX: 9.0c
Sistemas Operacionas: Windows XP, Windows Vista
Espaço: 6 GB livres em disco
Saiba mais sobre Morello

Olá, amigos! Meu nome é Caio Pinheiro, mas sou chamado na internet simplesmente de Morello, apelido adotado para jogar em redes como a Steam e a Battle.net. Moro em Salvador e faço curso de Computação Gráfica na SAGA.Fui introduzido no mundo dos games nos meus primeiros anos de vida, aproveitando o SNES de minha irmã. Passando por diversos consoles, já fiz cosplay do Miles Edgeworth e hoje possuo na minha coleção: PS3, 3DS, PC, Game Boy Advance SP, Game Boy Color, SNES e um antigo Master System. Sinta-se livre pra pedir-me ID da PSN, da Steam, da Battle.net ou meu Friend Code..

Nenhum comentário:

Postar um comentário