Hora de fazer um review diferente dos outros que fiz. Que tal falarmos de um jogo mais antigo? Este artigo marca a criação de uma nova sub-coluna no blog, as Retro Reviews, que consiste em análises de jogos antigos que marcaram (ou não) sua época. Voltando ao jogo, estou falando, de um jogo que faz uso de uma ideia já difundida pela série Mario Kart e que foi reaproveitada por vários outros. Entretanto, nem todos conseguiram atingir um sucesso considerável. Vamos falar sobre um dos que alcançaram tal façanha. Sim, estou falando de Crash Team Racing.
Crash Team Racing foi o último jogo do Crash a ser desenvolvido pela Naughty Dog (criadora da excelente série Uncharted), sendo lançado em 30 de Setembro de 1999 para o PlayStation. O game trazia uma fórmula bem popular: pegar personagens de uma determinada franquia e colocá-los em um jogo de corrida. Mas o que diferencia CTR dos outros?
Embora essa seja uma questão não tão simples de responder, é correto dizer que um dos motivos certamente foi o maravilhoso multiplayer. Era super simples você se reunir com os amigos para jogar CTR, porque o jogo tinha diversos modos, personagens, fases e tudo que você imaginar disponíveis, que é difícil explicar. Falando de multiplayer, o jogo simplesmente
funciona. Consegue trazer diversão durante tempo prolongado. Não há tédio ao jogar CTR porque as corridas nunca são as mesmas - seu amigo que está em último pode fazer uma virada louca e chegar em primeiro, simples assim.
Talvez pareça estranho o modo multiplayer ser um dos primeiros pontos do review, mas é aquilo que fez o jogo ser marcante e fazer muito sucesso, inclusive no Brasil.
Ao todo, o jogo trás 15 personagens disponíveis, sendo que apenas 8 já podem ser usados no início do jogo. O modo Adventure (também chamado simplesmente de "campanha" como um termo mais geral ou "modo pra zerar" no Brasil) não é muito longo, mas não faz feio. Nele, você deve coletar troféus (cada troféu ganho em uma corrida, num total de 16) para progredir e enfrentar os chefes do jogo. O enredo ,que está mais pra contexto do que pra um enredo propriamente dito, é bem simples: Nitrous Oxide, um alienígena corredor especial, quer transformar o mundo de Crash em um grande estacionamento e todos os seus habitantes em escravos. Crash e seus amigos devem então impedir que o terrível alien domine o planeta.
Enquanto isso, existem outras coisas para serem coletadas além dos troféus. Entre elas, estão:
CTR Tokens - após vencer todas as corridas e o chefe de uma localidade, você pode voltar às corridas já vencidas para disputar uma CTR Challenge e ganhar uma Token. Essas moedas são caracterizadas pela dificuldade em obtê-las - é necessário coletar 3 letras ('C', 'T' e 'R') espalhadas pela fase e ainda assim chegar em 1º lugar. Ao coletar 5 Tokens de uma mesma cor, você abre um campeonato para disputar Diamantes. Há também as Purple CTR Token, que são obtidas ao pegar um certo número de cristais espalhados em uma fase especial antes que o tempo acabe.
Relics - assim como as Tokens, podem ser disputadas após ganhar todos os troféus e derrotar o chefe de uma determinada área. Similar ao modo Time Trial, consiste em terminar uma fase no menor tempo possível. Para isso, o jogador conta com a ajuda de caixas de tempo (que substituem as caixas de itens comuns). Ao serem acertadas, elas paralisam o contador de tempo por determinado período.
Gems - esses diamantes só podem ser disputados após pegar todas as Tokens de uma determinada cor. As Gems são ganhas ao vencer campeonatos de quatro corridas dentro do modo Adventure, e cada campeonato libera um personagem secreto.
Keys - chaves necessárias para avançar para outras áreas do jogo, são obtidas ao derrotar um chefe. 4 são necessárias para enfrentar Nitrous Oxide.
Além desses modos, existem aqueles que estão presentes na maioria dos jogos de corrida do tipo. Entre eles, o famoso Time Trial e um modo Batalha, que consiste em colocar até 4 jogadores para batalharem usando itens em uma arena escolhida por eles. Ah, 4 jogadores! CTR é um dos jogos do PlayStation 1 que aceita o multitap, para que possam ser usados até 4 controles para uma única partida.
Mesmo com um modo Single Player divertido, é inegável que o que fez de Crash Team Racing um fenômeno foi o seu maravilhoso modo multiplayer. Se você jogou este jogo quando o primeiro console da Sony ainda era bastante popular, certamente você se divertiu pra valer. Se não jogou, ainda dá tempo! O jogo está a venda na PSN (que neste dia, 15/05/2011, já voltou em alguns países) e você pode comprá-lo.
Espero que tenham curtido a review. Jogaram este ou algum outro jogo parecido na infância? Deixe sua opinião nos comentários!